A ABRAMT (Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos e Fluviais para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural) foi fundada no dia 3 de outubro de 2001, na cidade de Madre de Deus, no estado da Bahia, durante o II Encontro Brasileiro de Prefeitos dos Municípios que possuem instalações marítimas e fluviais de embarque e desembarque de petróleo e gás natural.
Na oportunidade, estavam representados os municípios de Madre de Deus (BA), São Sebastião (SP), Tramandaí (RS), Guamaré (RN), Angra dos Reis (RJ) e Maceió (AL).
A entidade foi criada com o principal objetivo o cumprimento da Lei 7.990, que destinou recebimento de royalties com parcelas de até 5% para os municípios que possuíam terminais.
Na oportunidade, o então prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, foi eleito o primeiro presidente da ABRAMT, tendo a prefeita de Madre de Deus, Carmem Gandarela Guedes, como secretária.
A ABRAMT atualmente é integrada pelos seguintes municípios:
Angra dos Reis (RJ), Caraguatatuba (SP), Coruripe (AL), Ilhabela (SP), Imbé (RS), Linhares (ES), Macau (RN), Madre de Deus (BA), São Francisco do Conde (BA), São Francisco do Sul (SC), São Sebastião (SP), Tramandaí (RS), Cidreira (RS) e Rio Grande (RS).